"A verdadeira poesia não diz nada, apenas destaca as possibilidades. Abre todas as portas. As pessoas podem atravessar aquela que se lhes ajusta." Jim Morrison

Geração “coca-cola”

 

Há muito tempo a musica brasileira está em decadência. Hoje são muito poucos compositores brasileiros que procuram escrever uma musica que tenha significado e/ou represente alguma coisa. Atualmente a musica é feita por “modinhas”.

 

Hoje para uma musica fazer sucesso ela não precisa representar alguma coisa, ela só precisa ter palavras e frases repetidas e um ritmo bom. No passado a musica era usada para expressar o desejo do povo, protestar ou relatar uma injustiça. O Brasil já teve grandes compositores como; Caetano Veloso, Tom Jobim, Milton Nascimento, Marcelo Yuka, etc. Eles fizeram musicas que marcaram a história deste país e que vão ficar para sempre na memória dos brasileiros.

 

Os sucessos de hoje são apenas modinhas que, daqui a alguns meses, ninguém vai lembrar. O rebolation, bicicletinha, o creu (que ninguém lembra mais) e outras musicas com letras simplórias que não expressam nada, ou até expressão a futilidade do povo brasileiro. Onde estão os grandes compositores? Onde estão aquelas bandas como o Planet Hemp, O Rappa, Marcelo Yuka (F.U.R.T.O.) ou até mesmo as pessoas que fazem carreira solo, como Raul Seixas, Gabriel O Pensador, com suas musicas que protestam a favor do povo?

 

O Brasil está perdendo muito com isto. A cultura do país está sendo destruída. O que está acontecendo com a musica nacional? Qual é o motivo desta decadência? Você consegue me responder isto?

 

Pablo SRosa!

Anúncios

3 Respostas

  1. Gaby Aveleiro

    Também não consigo entender essa geração, mesmo que eu faça parte dela. Tenho 16 anos e prefiro escutar músicas da geração da minha mãe, porque simplesmente as atuais dificilmente tem letra pra ser dissolvida pela mente e interpretada.sou uma das poucas pessoas da minha turma da escola que sabem quem foi Renato Russo, o que é ridiculo, pois ele foi um marco pra juventude brasileira, não só a de 15 anos atrás, mas também a que o escuta hoje e vê seu dia-a-dia estampado em suas letras. Obrigada por publicar esse texto de protesto na rede. Gosto de música, toco com uma galera que também sabe o que é música de verdade.

    04/10/2011 às 15:49

  2. Pablo Rosa

    Realmente é dificil compreender
    Obrigado pelo comentario gaby, espero te ver mais vezes por aqui.

    11/10/2011 às 21:18

  3. Rock and Roll , Rock&Roll , cada um escreve como acha melhor , mas só a palavra nao define o sentimento ao escutar tal vibração sonora.Sua origem ?Ninguem arrisca desembarcar nessa idéia .Uns dizem que vem do blues , outros do jazz ,até mesmo do country .Mas o seu destino?Ninguem precisa aterrisar para falar dele.Tal mistura se torna em um som as vezes limpo , as vezes sujo , mas sempre indiscutível.Já influenciou no estilo de vida , no modo de vestir,no jeito de falar e hoje influencia até na cabeça .Crescer escutando Pink Floyd , Genesis, Led Zeppelin ,Emerson Lake e Palmer, Jethro tull ,The Beatles , The Rolling Stones ,The Who ,Bob Dylan, Skynird, Pearl Jam, Scorpions , Supertramp ,U2, Queen, Creedence, Red Hot Chili Peppers , Rush, Eric Clapton, Deep Purple,Engenheiros, Paralamas, Engenheiros, Barão Vermelho, Legião Urbana, faz do índividuo um excelente crítico da música em geral .

    Ouvir a bateria do Abe Laboriel,John Bonham(Led Zeppelin), o baixo do Roger Waters, Paul McCartney , as guitarras de Jimi Hendrix ,Eric Clapton, ,a voz de Freddie Mercury,Bruce Dickinson, Bono Vox, Eddie Vedder, Dylan, Renato Russo, Cazuza, Gressinger,Os teclados do Ray Manzarek ( The doors ), Richard Writh (Pink Floyd), dá uma excelente formação musical sem nem mesmo ter cursado uma escola de música.O som percorre o sangue ,relaxa os nervos.Imagina ter vivido intensamente em 1967 ,ter ido ao Woodstock, ter assisto a um show do Pink Floyd ou Queen ao vivo.Estufo o peito pra dizer que sou rockeiro!

    04/11/2011 às 16:33

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s