"A verdadeira poesia não diz nada, apenas destaca as possibilidades. Abre todas as portas. As pessoas podem atravessar aquela que se lhes ajusta." Jim Morrison

Estudo errado!!?? Escola errada!!??

 

Para os adultos a escola é o segundo lar de seus filhos, para os adolescentes a escola é um saco. Mas este ambiente é muito importante para a formação de uma pessoa, porque, na escola, não aprendemos só as matérias tradicionais, nos também aprendemos a conviver com outras pessoas e nos comportar socialmente.

 

Estas lições são passadas para os alunos, até mesmo de forma inconsciente. O aluno aprende com os atos de seus colegas, professores e etc. As atitudes dos professores são muito importantes para os alunos, porque os influenciam muito, mas vou falar disto no próximo texto. A escola é o primeiro passo para a pessoa aprender a conviver em sociedade, mas a forma como o ensino é aplicado hoje, pode ser prejudicial para o aprendizado do aluno.

 

Muitas vezes o aluno é pressionado demais pela forma como é cobrado. O sistema educacional hoje, obriga o aluno a conseguir nota e isto é prejudicial, porque para ele conseguir esta nota nem sempre ele aprende a matéria. Muitas vezes esta obsessão por nota leva o aluno a colar, a decorar as informações, ao invés, de aprender a matéria. Na hora isto não é prejudicial, mas no futuro pode ser. A pessoa que se acostuma a decorar e a depender dos outros para se sair bem, pode desenvolver uma falta de personalidade e de confiança. Ela pode desistir de muitas coisas quando encontra a primeira dificuldade, ou pode, se acomodar e não fazer nada sem a ajuda de outras pessoas, devido a sua falta de confiança.

 

A falta de estrutura das escolas publicas também não facilita a vida dos educadores. Em algumas escolas publicas, quando o professor falta o aluno é liberado, pois não vai ter aula. Com isso, o aluno, perde parte da matéria e isto pode atrasar o conteúdo do ano todo e colocar em risco a aprendizagem do aluno. As escolas, e o governo, deveriam desenvolver uma maneira de substituir está aula, por exemplo, colocando uma aula de filosofia ou ética no lugar da outra, para que o aluno não vá embora sem aprender nada.

 

É obvio que a postura do aluno em sala de aula contribui muito para sua aprendizagem. Quando o aluno quer aprender ele busca meios para estudar que, na maioria das vezes, é fora do colégio. O aluno considera a escola um lugar desagradável e por isso não se preocupa em estudar e sim em brincar e se divertir com seus amigos.

 

Apesar de não gostar da escola o aluno tem que entender que aquilo contribuirá para o seu futuro e deve se esforçar ao Maximo para ter boas condições de estudo.

A pergunta da foto esta certa?

Pablo SRosa

Anúncios

3 Respostas

  1. Flui melhor quando narramos as nossas experiências. Eu também vivenciei os dois lados desta moeda. Percebo que nada mudou. Infelizmente! Estudar é enfadonho, embora necessário. Falta aos educadores, iniciativas para atrairem a atenção dos alunos. O que despertará o interesse, o gosto, o prazer.
    Há uma máxima:
    ” Não é o aluno que não aprende. É o professor que não soube ensinar.”
    O que acha desta máxima?

    29/11/2010 às 23:54

    • Pablo Rosa

      Ninguem pode ensinar sempre, Ninguem ensina quem não quer aprender!

      01/12/2010 às 17:20

  2. A verdade é que estamos inseridos em um sistema acadêmico rígido e autoritário, que não permite buscar outras oportunidades externas às impostas pela instituição de ensino preparatória para a universidades. As escolas e empresas são uma máquina de triturar talento, criatividade e até mesmo sonhos. Os professores devem lançar de mão de métodos para incentivar os alunos a pensarem por si mesmos. Os nossos mestres, independemente do que lecionam, devem ser visionários.

    Ao lidarmos com adolescentes muitas vezes, por conta do excesso de atividades, dos programas extensos que temos que cumprir, das avaliações ou do nosso próprio descaso, deixamos de vê-los como pessoas em formação, que alimentam desejos e fantasias. incorpora nosso idealismo, nossa pureza de princípios.

    Os alunos simbolizam a força e a vitalidade do novo, dos elementos de transformação que esperamos venham a transformar esse mundo num espaço muito mais justo, mais equilibrado. Há no entanto, os choques com as forças conservadoras(leia-se alguns professores e a maioria dos diretores), com a opressão da ordem que não aceita desequilíbrios (mesmo sabendo-se que eles trarão recompensas e melhorias).

    Para quem ama a educação, para quem segue ideais de reformular o sistema antiquado, para quem tem um profundo respeito e preocupação com essa juventude com que trabalhamos, discutir esses temas todos, mudar as nossas práticas, alimentar nossos sonhos, rever posturas e condutas e, principalmente, olhar para nós mesmos e para nossos alunos em busca daquilo que nos faça sentir orgulho do que fizemos em nossas vida, não sob o julgo frio de um boletim, mas sob a possibilidade de promover a diversidade de pensamento em todas as suas expressões.

    04/11/2011 às 17:04

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s