"A verdadeira poesia não diz nada, apenas destaca as possibilidades. Abre todas as portas. As pessoas podem atravessar aquela que se lhes ajusta." Jim Morrison

TEORIAS PSICOLÓGICAS – DO CONFORTO (EQM)

Foi sugerido que a EQM, embora pudesse parecer real, era construída pela mente, consciente ou inconscientemente, em resposta ao stress de um encontro com a morte. Assim, sugeriu-se que a experiência de quase-morte poderia ser uma forma de despersonalização ou dissociação.

Dois investigadores médicos nos anos 1970, Noyes e Kletti, recolheram as vivências de EQM de 144 pessoas que tinham estado perto da morte devido a um perigo extremo como quedas de montanhismo e acidentes de automóvel e também constataram que muitas das experiências tinham ocorrido antes do acidente.

 

Outras provas vieram de um estudo realizado por Dr. Owens e colegas, publicado na revista médica The Lancet, em 1990. Neste estudo, recolheram os registros clínicos de pessoas que descreveram uma EQM e constataram que nem todas tinham estado gravemente doentes durante o seu internamento hospitalar.

 

Estudos anteriores sugerem que 10 a 20% das pessoas que sobrevivem a uma parada cardíaca reportam processos lúcidos, bem estruturados, com presença do raciocínio, memórias e algumas vezes a recordação de eventos durante seu encontro com a morte.

 

Um estudo descobriu que as pessoas que reportavam sentimentos tranqüilos, luz forte e experiências fora do corpo, durante seu flerte com a morte, têm mais chance de haver mostrado dificuldade para separar o sono com a vigília em seu cotidiano. Tanto antes quanto depois das suas experiências de quase morte estas pessoas freqüentemente têm sintomas de movimentos rápidos dos olhos, REM (um evento que ocorre em todos nós em uma fase do sono), enquanto estão acordadas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s